Rotativismo português (1871-1910) e turno espanhol (1875-1923): contributos para um estudo comparativo

Contenido principal del artículo

Manuel M. Cardoso Leal

Resumen

O artigo pretende analisar e comparar os mecanismos de alternância pactuada no poder entre dois partidos, nas monarquias constitucionais de Portugal e Espanha, conhecidos como “rotativismo” e “turno”/“turnismo”. Depois duma fase inicial, violenta e caótica, a alternância funcionou, como realidade ou como expetativa, a partir da década de 1870, com a consolidação do bipartidarismo, havendo consenso sobre as leis básicas, sob a moderação do monarca. Todavia, nas crises coloniais de fim do século, entrou em descrédito por ser baseada em eleições manipuladas e não dar resposta suficiente aos anseios de democratização das sociedades. Se Portugal chegou mais cedo à estabilização e ao consenso constitucional, em Espanha, depois de experiências mais violentas e extremadas, a alternância funcionou com mais regularidade, baseada num compromisso mais forte entre os partidos e os monarcas, e resistiu melhor ao desgaste final. Apesar das suas insuficiências, a alternância pactuada contribuiu para a modernização das sociedades ibéricas, em paz e liberdade.

Detalles del artículo

Cómo citar
Cardoso Leal, M. M. (2025). Rotativismo português (1871-1910) e turno espanhol (1875-1923): contributos para um estudo comparativo. Aportes. Revista De Historia Contemporánea, 41(118). Recuperado a partir de https://www.revistaaportes.com/index.php/aportes/article/view/902
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Manuel M. Cardoso Leal, Universidade de Lisboa

Doctor en Historia Contemporánea por la Facultad de Letras de la Universidad de Lisboa, 2016. Es investigador integrado en el Centro de Historia de la Universidad de Lisboa. Autor de artículos en revistas académicas y de dos libros: Visconde de Seabra. Autor do primeiro Código Civil Português (2018) y José Luciano de Castro. Um Homem de Estado (1834-1914) (2013). Desarrolló su carrera profesional como economista, con dos libros y numerosos artículos.